Nome:
Ana Claudia Latronico
MinicurrĂ­culo:

Professora Titular do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas; Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia da FMUSP, Pesquisadora Principal do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM/42 do Hospital das Clínicas da FMUSP, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A, Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995) tendo realizado doutorado sanduíche no National Institutes of Health, Bethesda, Estados Unidos, sob a supervisão do Professor Dr. George P. Chrousos e apoio financeiro do CNPq (1994-1995). Realizou pós-doutorado pela FMUSP com apoio FAPESP (1996-1997), Livre-Docência pela FMUSP (2001). Ganhadora dos Prêmios,  Richard E. Weitzman Memorial Award (2003) e International of Excellence in Endocrinology (2019), ambos concedidos pela Sociedade Americana de Endocrinologia pelo conjunto de trabalhos científicos. Orientadora das teses de doutorado ganhadoras do Prêmio CAPES 2009, Menção Honrosa 2012 e 2017 e o prêmio destaque USP (Menção Honrosa) em 2017. Autora de artigos completos publicados em periódicos internacionais e nacionais (PUBMED), com destaque as quatro publicações na revista The New England Journal of Medicine. Principais linhas de pesquisa: aspectos clínicos e moleculares da puberdade precoce, hipogonadismo hipogonadotrófico e tumores adrenocorticais. (Fonte: Currículo Lattes)