PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
11 de Julho 2025 (sexta-feira)
8h às 8h15 ABERTURA
8h15 às 9h30 MESA REDONDA: CARCINOMA HEPATOCELULAR
Quando indicar biópsia para o diagnóstico?
Papel do lenvatinibe no MASLD-CHC.
O papel da SIRT nos dias atuais.
9h30 às 10h Palestra: Estado da arte do tratamento sistêmico do CHC
10h às 10h30 Palestra: Rastreamento do CHC em pacientes com MASLD
10h30 às 11h Intervalo
11h às 12h MESA REDONDA: CARCINOMA HEPATOCELULAR
Indicações da radioterapia estereotáxica.
Imunoterapia e o transplante de fígado.
Cirurgia robótica do CHC. Vantagens?
12h às 13h Apresentação de E-pôster nos totens no local do evento
13h às 14h Intervalo para o almoço
14h às 15h45 MESA REDONDA: DHGNA/MASLD
Como tratar o paciente com cirrose?
Papel atual da terapia medicamentosa frente os resultados da cirurgia bariátrica.
Podemos utilizar GLP1RA em pacientes obesos com MASH sem diabete?
Esteatose hepática. Quando investigar doenças genéticas na MASLD?
MetALD. Quando pensar e como proceder?
15h45 às 16h15 Intervalo
16h15 às 18h MESA REDONDA: HEPATITES
Autoanticorpos na HAI. Como valorizar?
Hepatites por “suplementos” dietéticos e fitoterápicos (HILI)
Hepatite pelo vírus E. Devemos sempre investigar em pacientes HBsAg e anti-HCV negativos?
Novos marcadores virais na HVB. Quais e como valorizar?
Evidências para a suspenção dos ANs em pacientes HBeAg negativos?
12 de Julho 2025 (sábado)
9h às 10h20 MESA REDONDA: CIRROSE
ARFI e GPVH; medicina baseada em evidências. Qual seu real valor?
Evidências do tratamento não etiológico além dos BBNE
Avaliação crítica do tratamento da AKI
Resultados do transplante em pacientes com AKI
10h20 às 10h40 Intervalo
10h40 às 12h MESA REDONDA: CIRROSE
Albumina no paciente com cirrose. Quando e como?
Doença vascular portossinusoidal
Uso do TIPS na ascite. Quando indicar?
Sarcopenia. Diagnóstico e tratamento
Instruções para inscrição
Evento Presencial
Local: Anfiteatro Hugo Gerdau - Hospital Santa Clara, Rua Profº Annes Dias, 295
Para visualizar os valores de inscrição, acesse a aba "valores".
Para submissão de trabalhos veja as normas na aba "Submisão de projetos".
• Será aceito apenas pagameto em Pix, cartão de débito ou crédito e boleto.
• O sistema irá detectar automaticamente o seu pagamento e você receberá um e-mail com a confirmação.
• Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato pelo e-mail eventos@santacasa.org.br ou pelo telefone 3214-8385.
• Acesso o link abaixo para inscrição
CATEGORIAS |
1º LOTE (até 05/05) |
2º LOTE (06/05 até 12/06) |
Médicos – Santa Casa e Sócios das sociedades apoiadoras |
R$220,00 |
R$240,00 |
Médicos – Outras instituições e não sócios das sociedades apoiadoras |
R$276,00 |
R$360,00 |
Médicos Residentes e alunos de Pós-Graduação |
R$165,00 |
R$180,00 |
Outros profissionais da área da Saúde |
R$165,00 |
R$180,00 |
Acadêmicos |
R$ 55,00 |
R$60,00 |
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - 23º Encontro de Fígado da Santa Casa de Porto Alegre
Para a submissão de resumo no 23º Encontro de Fígado é necessário o cumprimento das seguintes normas:
I - DA INSCRIÇÃO E AUTORIA
- É necessário que ao menos um dos autores esteja inscrito como participante no evento.
- Não há limite de resumos por autor, nem número limite de coautores.
- A data limite para submissão dos resumos é até 10 de junho de 2025. Após ser compensado o pagamento e confirmada a inscrição, você deve envia o seu resumo para o e-mail: santacasa.eventos@santacasa.org.br, coloque no Assunto 23º Encontro do Fígado e no corpo do e-mail coloque o titulo do trabalho, autor principal e cpf, outros autores com seus cpfs. Salve o arquivo com o titulo do trabalho.
- Não coloque o nome dos autores no resumo do trabalho que vai ser analisado, só coloque no corpo do e-mail da sua inscrição do trabalho.
- Os resultados serão divulgados no dia 20 de junho de 2025 e a data limite para envio do e-pôster aprovado é 30 de junho de 2025.
- Os trabalhos deverão ser apresentados no dia 11 de julho de 2025 das 12:00h às 14 h no local em totens/televisores.
- No dia 12 de julho de 2025, ao final do Congresso, haverá premiação dos 03 melhores trabalhos apresentados.
- Após a submissão do pôster não será possível realizar alterações no documento.
- O autor principal deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado.
- O autor principal não precisa ser o autor a apresentar o trabalho.
II - DO RESUMO
- O resumo deverá ser salvo no formato PDF para submissão.
- Título: O título deve ser conciso e refletir o conteúdo em questão, com máximo de 20 palavras.
- Resumo: deverá conter até 3.500 caracteres (com espaço), em português e ser estruturado nos seguintes tópicos:
- Introdução: importância do assunto destacada resumidamente;
- Objetivos: objetivos expostos com clareza;
- Método: método ou a forma de abordagem da pesquisa expostos resumidamente;
- Resultados e discussão: indicar os de maior destaque.
- Referências bibliográficas: deverão ser encaminhadas em tópicos, separadas do corpo do resumo, isto é, não contam no somatório final de caracteres, e respeitando as normas da ABNT. É permitido o número máximo de 5 referências.
III - DA SELEÇÃO
- A seleção dos trabalhos a serem apresentados será realizada pela Comissão Avaliadora e será soberana em suas decisões.
- Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste artigo. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Organizadora.
- A Comissão Organizadora reserva-se o direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
IV - E-POSTER
Nesta edição, teremos a apresentação dos resumos selecionados no formato de e-pôster.
V - COMO PREPARAR O E-POSTER
- O arquivo correspondente ao e-pôster deverá ser entregue em imagem no formato “PDF” com as dimensões 1040px X 1780px para telas Full HD (pixels);
- Título – Deve ser igual ao utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do Estado onde o trabalho foi realizado, respectivamente;
- Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas, nome e sobrenome por extenso;
- Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, procurando escrever somente o essencial, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura. O pôster não necessita conter referências bibliográficas na sua apresentação.
VI - DA APRESENTAÇÃO
- A apresentação poderá ser feita por qualquer um dos autores do trabalho, desde que o apresentador esteja inscrito no Congresso.
- Um apresentador pode apresentar mais de um trabalho selecionado pela Comissão Organizadora.
- O tempo máximo para apresentação e discussão de cada trabalho será de no máximo 10 minutos (7 min para apresentação e 3 min para discussão).
- Ao final do evento haverá premiações para o 1º, 2º e 3º colocados nas melhores apresentações.
- O prêmio constará de um diploma contendo a informação sobre o destaque no evento.
VII - DO CERTIFICADO
Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado de apresentação e 01 (um) certificado de autoria para cada um dos participantes do trabalho, conforme os dados enviados na inscrição. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.