Coordenação:
Enfª Swetlana Cvirkun
Enf. Cristian Oliveira
Promoção:
Serviço de Enfermagem do Hospital da Criança Santo Antônio
Programação Preliminar
CURSOS PRÉ-EVENTO
Quarta-feira, 03 de outubro
Curso 1: Más notícias
Coordenação: Dr. Victor Mardini (HCPA)
Psicóloga Cristiane Olmos Grings (HCPA)
Horário: 8h às 12h
Local: Anfiteatro do DH - 4º andar do prédio anexo ao Hospital da Criança Santo Antônio (entrada pelo elevador em frente à Panvel). O endereço é Av. Independência, 75.
Curso 2: PCR em pediatria
Palestrantes confirmados: Enf. Cristian Pasqualito de Oliveira (Santa Casa)
Enfª Andréia Clos (Santa Casa)
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro do DH - 4º andar do prédio anexo ao Hospital da Criança Santo Antônio (entrada pelo elevador em frente à Panvel). O endereço é Av. Independência, 75.
PROGRAMAÇÃO ENCONTRO
Anfiteatro Hugo Gerdau - Rua Prof. Annes Dias, 295.
04 de outubro, quinta-feira
8h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h Abertura
9h às 9h40 Cenário atual das UTIs pediátricas no Brasil
Coordenação: Enf. Cristian Pasqualito de Oliveira (Santa Casa)
Palestrante: Dra. Cláudia Ricachinevsky (Santa Casa)
9h40 às 10h Coffee break
10h às 10h45 Estrutura para o funcionamento da UTIP
Coordenação: Enfª Maira Isis Stangler (Santa Casa)
- Dimensionamento de pessoal em UTIP
Palestrante: Enfª Rute Merlo Somensi (Santa Casa)
- Estrutura física
Palestrante: Engª Juliana Devos (Santa Casa)
- Recursos tecnológicos
Palestrante: Engª Léria Holsbach (Santa Casa)
10h45 às 11h30 Sustentabilidade na UTIP, indicadores de gestão e assistenciais.
Coordenação: Enfª Eva Jaqueline Cardoso (Santa Casa)
Palestrante: Adm. Magali Carolina Ellwanger (Santa Casa)
11h30 às 12h Manejo de questões jurídicas na UTI
Coordenação: Enfª Lisiane S. Pinto (Santa Casa)
Palestrante: Dra. Anelise Perottoni (Santa Casa)
12h às13h Simpósio satélite - Virus Sincial respiratório
Palestrante: Enfª Érica Portella (e-Pharma Unidade de Negócios Specialty Care)
13h às 14h Intervalo para almoço
14h às 14h55 Talk Show: Humanização e espiritualidade na UTIP
Coordenação: Enfª Andréia Antunes (Santa Casa)
Palestrantes: Enfª Tatiani Quevedo (Santa Casa)
Enfª Karine Mendonça Rodrigues (Santa Casa)
Enfª Juliana Feijó (Hospital Moinhos de Vento)
Ed. Fisica Ravena Dutra Lucas (Santa Casa)
14h55 às 15h15 Atuação da CCIH na UTI
Coordenação: Enfª Taynan Oliveira Dutra (Santa Casa)
Palestrantes: Dr. Fabrízio Motta (Santa Casa)
Enfª Aline Cristina Scheibel (Santa Casa)
15h15 às 15h30 Time de acessos vasculares e sua contribuição na UTIP
Coordenação: Enfª Simone Vargas Dias (Santa Casa)
Palestrante: Enfª Raquel Cechinel (Santa Casa)
15h30 às 16h Coffee break
16h às 16h15 Segurança medicamentosa em UTI
Coordenação: Enfª Ana Lúcia Benelli de Oliveira (Santa Casa)
Palestrante: Farm. Francieli Lazaretto (Santa Casa)
16h15 às 17h45 O trabalho multidisciplinar na UTIP
Coordenação: Enf. Cristian Pasqualito de Oliveira (Santa Casa)
Profª Gisele Carvalho (UFCSPA)
- O Médico na UTI
Palestrante: Dra. Melissa Pacheco do Nascimento (Santa Casa)
- O Enfermeiro na UTI
Palestrante: Enfª Kamile Kronbauer (Santa Casa)
- O Técnico de Enfermagem na UTI
Palestrante: Téc. Enf. Jenifer Graciele Santos Dos Santos (Santa Casa)
- A Fisioterapia na UTI
Palestrante: Fisiot. Marjane Silveira Cardoso (Santa Casa)
- Nutrição em UTI
Palestrante: Nut. Flávia Feijó (Santa Casa)
- A Psicologia na UTI
Palestrante: Psic. Carolina Schneider Silva (Santa Casa)
- O Serviço Social na UTI
Palestrante: Assist. Social Cristiane Inês Kunzler (Santa Casa)
- A Fonoaudiologia na UTI
Palestrante: Fgª Laura Fuchs Nunes (Santa Casa)
05 de outubro, sexta-feira
8h30 às 8h50 Manejo do paciente clínico na UTI
Coordenação: Enfª Patrícia Gerber (Santa Casa)
Palestrantes: Enfª Claudiane Ochoa Henn (Santa Casa)
Dra. Ana Paula Dalchiavon Zeni (Santa Casa)
08h50 às 09h10 Manejo do paciente cirúrgico na UTI
Palestrantes: Enfª Anna Gabriela Arais (Santa Casa)
Dra. Amanda Nicoladeli (Santa Casa)
9h10 às 9h40 Emergências em UTI
Coordenação: Enf. Douglas Antunes Josefino (Santa Casa)
Palestrantes: Enfª Joice Prestes (Santa Casa)
Dra. Carmen Maria Vinhas Santos (Santa Casa)
9h40 às 10h Coffee break
10h às 11h Cuidados Assistenciais na UTI
Coordenação: Enfª Carine de Cezere da Rosa (Santa Casa)
- Assistência ventilatória
Palestrantes: Dra. Clarice Laroque Sinott Lopes (Santa Casa)
Enfª Ana Lúcia Benelli de Oliveira (Santa Casa)
Fisio. Marjane Silveira Cardoso(Santa Casa)
- Monitorização hemodinâmica
Palestrantes: Dra. Aline M. Botta (Santa Casa)
Enfª Larita Albieri (Santa Casa)
- Métodos dialíticos
Palestrantes: Dra. Izadora Tonetto (Santa Casa)
Enfª Viviane Von Appen (Santa Casa)
11h às 11h15 Balanço Hídrico, monitorização do débito cardíaco, sinais vitais
Coordenação: Enfª Vanessa da Silva (Santa Casa)
Palestrante: Enf. Douglas Antunes Josefino (Santa Casa)
11h15 às 11h30 Cuidados com a pele
Coordenação: Enfª Patricia da Silva Pacheco (Santa Casa)
Palestrante: Enfª Patrícia Gerber (Santa casa)
11h30 às 12h30 Assistência odontológica na UTI
Coordenação: Enfª Rute Somensi (Santa Casa)
Dra. Edela Puricelli (Santa Casa)
Palestrantes: Dra. Claudia Ricachinevski (Santa Casa)
Enf. Cristian Pasqualito de Oliveira (Santa Casa)
Dra. Karen Loureiro Weigert (Santa Casa)
Dr. Thiago Lisboa (AMIB)
12h30 às 14h Intervalo
14h às 14h15 Transporte do paciente crítico
Coordenação: Enfª Maira Isis Stangler (Santa Casa)
Palestrante: Enfª Taynan Oliveira Dutra (Santa Casa)
14h15 às 14h30 Manejo da dor
Coordenação: Enfª Andréia Dias Mathias (Santa Casa)
Palestrante: Enfª Maira Isis Stangler (Santa Casa)
14h30 às 15h Evolução no processamento de produtos para saúde
Coordenação: Enfª Beatriz De Azevedo Weigert (Santa Casa)
Palestrante: Enfª Célia Maria Rabaioli (Santa Casa)
15h às 15h30 Coffee break
15h30 às 16h30 Talk Show: Protocolo de doação de órgãos na UTI
Coordenação: Enfª Katiane Rosa da Rocha (Santa Casa)
Palestrantes: Enfª Kelen Machado (Santa Casa)
Enf. Dagoberto Rocha (Hospital São Lucas)
16h30 às 17h30 Comunicação efetiva
Coordenação: Enfª Andréia Antunes (Santa Casa)
Palestrante: Jornalista Fernando Antunes (Feevale)
17h30 Encerramento
- Para visualizar os valores de inscrição, acesse a aba "Informações gerais".
- Para se inscrever nos cursos do dia 03/10, é obrigatória a inscrição no evento dos dias 04 e 05/10.
- Ao efetuar sua inscrição em um ou mais cursos, o valor de cada curso será acrescido ao valor do evento, de acordo com a tabela, na aba "Informações gerais".
- A data limite para que o boleto seja gerado é 28/09.
Já fez a sua inscrição e não finalizou?
Clique aqui para finalizá-la.
Valores de Inscrição
Curso 1: Más notícias
Categoria | Valor |
Enfermeiros - Santa Casa | R$ 50,00 |
Enfermeiros - Outras Instituições | R$ 60,00 |
Técnicos em Enfermagem - Santa Casa | R$ 30,00 |
Técnicos em Enfermagem - Outras Instituições | R$ 50,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Santa Casa | R$ 50,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Outras Instituições | R$ 60,00 |
Acadêmicos | R$ 40,00 |
Curso 2: PCR em pediatria
Categoria | Valor |
Enfermeiros - Santa Casa | R$ 50,00 |
Enfermeiros - Outras Instituições | R$ 60,00 |
Técnicos em Enfermagem - Santa Casa | R$ 30,00 |
Técnicos em Enfermagem - Outras Instituições | R$ 50,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Santa Casa | R$ 50,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Outras Instituições | R$ 60,00 |
Acadêmicos | R$ 40,00 |
Evento
Categoria | Valor Até 30/09 | Valor Até 05/10 |
Enfermeiros - Santa Casa | R$ 80,00 | R$ 90,00 |
Enfermeiros - Outras Instituições | R$ 110,00 | R$ 120,00 |
Técnicos em Enfermagem - Santa Casa | R$ 55,00 | R$ 65,00 |
Técnicos em Enfermagem - Outras Instituições | R$ 80,00 | R$ 90,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Santa Casa | R$ 80,00 | R$ 90,00 |
Outros Profissionais da Área da Saúde - Outras Instituições | R$ 110,00 | R$ 120,00 |
Acadêmicos | R$ 70,00 | R$ 80,00 |
Clique aqui para baixar as regras de submissão ou role a tela.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Para submissão de resumo no 37º Encontro de Enfermagem do Hospital da Criança Santo Antônio é necessário o cumprimento das seguintes normas:
DA INSCRIÇÃO E AUTORIA
- É necessário que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito com o participante no evento;
- Cada autor poderá enviar, no máximo, 3 (três) resumos;
- A data limite para submissão dos resumos é 23 de setembro de 2018. Após ser confirmada a inscrição, você deve cadastrar uma senha no site para submeter o resumo.
- Não serão aceitas inscrições de resumo de qualquer outra forma que não a descrita no item acima;
- Somente serão aceitos resumos relacionados ao tema do evento;
- Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição onde o trabalho foi desenvolvido no espaço destinado ao texto do resumo. Estas informações deverão ser inseridas no formulário de cadastro.
DO RESUMO
- Título: no máximo 120 caracteres digitados no software Word for Windows (não escrever o título completo em letras maiúsculas).
- Resumo: deverá conter até 3500 caracteres (sem espaço), em português e ser estruturado nos seguintes tópicos:
2.1. Introdução: importância do assunto destacada resumidamente;
- Objetivos: objetivos expostos com clareza;
- Método: método ou a forma de abordagem da pesquisa expostos resumidamente;
- Resultados e discussão: indicar os de maior destaque.
- Referências bibliográficas: deverão ser encaminhadas em tópicos, separadas do corpo do resumo e no máximo de 3 (três) referências.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
DA SELEÇÃO
- A seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados será realizada pela Comissão Avaliadora e esta será soberana em suas decisões.
- Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste artigo. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Organizadora.
PÔSTER ELETRÔNICO
Nesta edição, teremos a apresentação dos resumos selecionados no formato de pôsteres eletrônicos.
COMO PREPARAR O PÔSTER EM FORMATO ELETRÔNICO
- O arquivo correspondente ao pôster eletrônico deverá ser entregue em imagem no formato “JPG” com as dimensões 2160 x 2763 px (pixels);
- Título – Deve ser igual ao utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do Estado onde o trabalho foi realizado, respectivamente;
- Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas, nome e sobrenome por extenso;
- Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, procurando escrever somente o essencial, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura. O pôster não necessita conter referências bibliográficas na sua apresentação.
PASSO-A-PASSO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL NO POWERPOINT
- Paracomeçaradesenvolveroseupôsteréprecisoconfigurarapáginaprimeiro.
- Abra o Power Point e crie um novo documento;
- Selecione a aba “DESIGNER”;
- Abaixo da aba “DESIGNGER”, selecione “CONFIGURAR PÁGINA”.
- Altere os valores de altura e largura para as medidas: 73,1cm (altura) e 57,15cm (largura);
- Inicie o layout do seu projeto;
- Salve o seu projeto em JPG.
A Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos pôsteres enviados para que os mesmos se adaptem às necessidades de configuração e melhor leitura.
DO CERTIFICADO
Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado destinado ao responsável pelo envio do resumo, contendo o nome de todos os participantes, conforme os dados enviados na inscrição. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.