37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Os desafios da Enfermagem: caminhos para horizontalização do cuidado

 

Programação preliminar

 

Cursos pré-evento

Quarta-feira, 08 de maio

• Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas

Coordenação: Jaqueline Fonseca

Palestrante: Paula Knorr, Eduardo Barreto Tondo e Viviane Finimund

Horário: das 8h às 12h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 

• Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa – 20 vagas

Coordenação: Cinthia Zenker Pasinato

Palestrante: Roselie Corcini

Horário: das 14h às 18h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 


Quinta-feira, 09 de maio

• Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas

Coordenação: Ana Paula Gubert

Palestrante: Silvana Rodrigues dos Santos (Neo) e Anna Gabriela Arais (Ped)

Horário: das 08h às 12h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 

• Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas

Coordenação: Nilvair Duster

Palestrante: Raquel Cechinel

Horário: das 8h às 12h

Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara

 

• Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas (exclusivo para profissionais de nível superior)

Coordenação: Alexandre Mello

Palestrante: Cinthia Zenker Pasinato

Horário: das 13h às 18h

Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara

 


Evento

Sexta-feira, 10 de maio

8h às 8h30 Credenciamento

8h30 às 9h Abertura

9h às 10h Palestra: Os sete desafios do líder

Coordenadora: Rute Somensi

Palestrante: Kátia Magni

 

10h às 10h30 Coffee break

 

10h30 às 11h20 Palestra: A evolução das tecnologias de cuidado e o impacto na prática assistencial

Coordenadora: Michele Eifler

Palestrante: Andressa de Lima M. Romero (Robô Laura)

11h20 às 11h30 Perguntas

11h30 às 12h10 Nursing Now – Experiência Latino-americana

Javier Isidro Rodríguez (Colômbia - videoconferência)

 

12h10 às 12h30 Intervalo

 

12h30 às 13h30 Apresentação dos trabalhos científicos

13h30 às 14h30 Mesa redonda: Desafios do ensino e pesquisa na enfermagem

Coordenadora: Maira Stangler

Convidadas confirmadas: Rosália Figueiró Borges, Ana Amélia Lima, Vinicius Souza

14h30 às 15h30 Gestão de risco e as práticas assistenciais baseadas em protocolo

Coordenador: Alexander Quadros

Palestrante: Roberta Cordeiro de Camargo Barp (SP)

 

15h30 às 16h Coffee break

 

16h às 16h15 Premiação dos 3 melhores trabalhos

16h15 às 17h15 Educação continuada na Enfermagem: o uso da tecnologia móvel e a ferramenta Workplace na disseminação do conhecimento

Coordenadora: Márcia Sanches

Palestrantes: Ana Paula Zucatti, Elisandra Herr, Dagmar Herberts

17h15 Encerramento

Avisos importantes:

  • Para visualizar os valores de inscrição, acesse a aba "Informações Gerais".
  • Para se inscrever nos cursos dos dias 08 e 09/05, é obrigatória a inscrição no evento do dia 10/05.
  • O Curso 05: Desbridamento de feridas é exclusivo para profissionais de nível superior.
  • Ao efetuar sua inscrição em um ou mais cursos, o valor de cada curso será acrescido ao valor do evento, de acordo com a tabela, na aba "Informações Gerais".
  • É necessário apresentar no credenciamento o comprovante de inscrição na categoria. Caso não seja apresentado, será cobrada a diferença de valor da inscrição em dinheiro.
  • A data limite para que o boleto seja gerado é 04/05.

Já fez a sua inscrição e não finalizou? 
Clique aqui para finalizá-la.

 

Valores de inscrição

Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas - 08/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Acadêmicos R$ 30,00 R$ 30,00

 

Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa - 20 vagas - 08/05, das 14h às 18h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Acadêmicos R$ 20,00 R$ 20,00

 

Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas - 09/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Acadêmicos R$ 30,00 R$ 30,00

 

Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas - 09/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Acadêmicos R$ 20,00 R$ 20,00

 

Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas - 09/05, das 13h às 18h

* Curso exclusivo para profissionais de nível superior
Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 50,00 R$ 50,00

 

Evento - 10/05, das 8h30 às 17h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 75,00 R$ 85,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 90,00 R$ 100,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 50,00 R$ 65,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 70,00 R$ 80,00
Acadêmicos R$ 65,00 R$ 75,00

Clique aqui para baixar as regras de submissão ou role a tela.

 

 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submissão de resumo no 37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é necessário o cumprimento das seguintes normas:

 

DA INSCRIÇÃO E AUTORIA

  1. É necessário que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito com o participante no evento;
  2. Cada autor poderá enviar, no máximo, 3 (três) resumos;
  3. A data limite para submissão dos resumos é até 30 de março de 2019. Após ser compensado o pagamento e confirmada a inscrição, você deve cadastrar uma senha no site para submeter o resumo.
  4. Não serão aceitas inscrições de resumo de qualquer outra forma que não a descrita no item acima;
  5. Serão aceitos resumos com temas relacionados a enfermagem.
  6. Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição onde o trabalho foi desenvolvido no espaço destinado ao texto do resumo. Estas informações deverão ser inseridas no formulário de cadastro.
  7. Os resultados serão divulgados no dia 22 de abril e a data limite para envio dos pôsteres digitais é 29 de abril.

 

DO RESUMO

  1. Título: no máximo 120 caracteres digitados no software Word for Windows (não escrever o título completo em letras maiúsculas) e salvo no formato PDF (para envio).
  2. Resumo: deverá conter até 3500 caracteres (sem espaço), em português e ser estruturado nos seguintes tópicos:

2.1. Introdução: importância do assunto destacada resumidamente;

  1. Objetivos: objetivos expostos com clareza;
  2. Método: método ou a forma de abordagem da pesquisa expostos resumidamente;
  3. Resultados e discussão: indicar os de maior destaque.
  4. Referências bibliográficas: deverão ser encaminhadas em tópicos, separadas do corpo do resumo e no máximo de 3 (três) referências.

 

DA SELEÇÃO

  1. A seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados será realizada pela Comissão Avaliadora e esta será soberana em suas decisões.
  2. Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste artigo. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Organizadora.

 

PÔSTER ELETRÔNICO

Nesta edição, teremos a apresentação dos resumos selecionados no formato de pôsteres eletrônicos.

 

COMO PREPARAR O PÔSTER EM FORMATO ELETRÔNICO

  1. O arquivo correspondente ao pôster eletrônico deverá ser entregue em imagem no formato “JPG” com as dimensões 2160 x 2763 px (pixels);
  2. Título – Deve ser igual ao utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do Estado onde o trabalho foi realizado, respectivamente;
  3. Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas, nome e sobrenome por extenso;
  4. Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).

Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, procurando escrever somente o essencial, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura. O pôster não necessita conter referências bibliográficas na sua apresentação.

 

PASSO-A-PASSO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL NO POWERPOINT

  1. Paracomeçaradesenvolveroseupôsteréprecisoconfigurarapáginaprimeiro.
  2. Abra o Power Point e crie um novo documento;
  3. Selecione a aba “DESIGNER”;
  4. Abaixo da aba “DESIGNGER”, selecione “CONFIGURAR PÁGINA”.
  5. Altere os valores de altura e largura para as medidas: 73,1cm (altura) e 57,15cm (largura);
  6. Inicie o layout do seu projeto;
  7. Salve o seu projeto em JPG.

A Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos pôsteres enviados para que os mesmos se adaptem às necessidades de configuração e melhor leitura.

DO CERTIFICADO

Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado de apresentação destinado ao participante que apresentar o pôster e 01 (um) certificado de autoria, destinado ao responsável pelo envio do resumo, contendo o nome de todos os participantes, conforme os dados enviados na inscrição. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.