37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Os desafios da Enfermagem: caminhos para horizontalização do cuidado
Programação preliminar
Cursos pré-evento
Quarta-feira, 08 de maio
• Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas
Coordenação: Jaqueline Fonseca
Palestrante: Paula Knorr, Eduardo Barreto Tondo e Viviane Finimund
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem
• Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa – 20 vagas
Coordenação: Cinthia Zenker Pasinato
Palestrante: Roselie Corcini
Horário: das 14h às 18h
Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem
Quinta-feira, 09 de maio
• Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas
Coordenação: Ana Paula Gubert
Palestrante: Silvana Rodrigues dos Santos (Neo) e Anna Gabriela Arais (Ped)
Horário: das 08h às 12h
Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem
• Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas
Coordenação: Nilvair Duster
Palestrante: Raquel Cechinel
Horário: das 8h às 12h
Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara
• Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas (exclusivo para profissionais de nível superior)
Coordenação: Alexandre Mello
Palestrante: Cinthia Zenker Pasinato
Horário: das 13h às 18h
Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara
Evento
Sexta-feira, 10 de maio
8h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h Abertura
9h às 10h Palestra: Os sete desafios do líder
Coordenadora: Rute Somensi
Palestrante: Kátia Magni
10h às 10h30 Coffee break
10h30 às 11h20 Palestra: A evolução das tecnologias de cuidado e o impacto na prática assistencial
Coordenadora: Michele Eifler
Palestrante: Andressa de Lima M. Romero (Robô Laura)
11h20 às 11h30 Perguntas
11h30 às 12h10 Nursing Now – Experiência Latino-americana
Javier Isidro Rodríguez (Colômbia - videoconferência)
12h10 às 12h30 Intervalo
12h30 às 13h30 Apresentação dos trabalhos científicos
13h30 às 14h30 Mesa redonda: Desafios do ensino e pesquisa na enfermagem
Coordenadora: Maira Stangler
Convidadas confirmadas: Rosália Figueiró Borges, Ana Amélia Lima, Vinicius Souza
14h30 às 15h30 Gestão de risco e as práticas assistenciais baseadas em protocolo
Coordenador: Alexander Quadros
Palestrante: Roberta Cordeiro de Camargo Barp (SP)
15h30 às 16h Coffee break
16h às 16h15 Premiação dos 3 melhores trabalhos
16h15 às 17h15 Educação continuada na Enfermagem: o uso da tecnologia móvel e a ferramenta Workplace na disseminação do conhecimento
Coordenadora: Márcia Sanches
Palestrantes: Ana Paula Zucatti, Elisandra Herr, Dagmar Herberts
17h15 Encerramento
Avisos importantes:
- Para visualizar os valores de inscrição, acesse a aba "Informações Gerais".
- Para se inscrever nos cursos dos dias 08 e 09/05, é obrigatória a inscrição no evento do dia 10/05.
- O Curso 05: Desbridamento de feridas é exclusivo para profissionais de nível superior.
- Ao efetuar sua inscrição em um ou mais cursos, o valor de cada curso será acrescido ao valor do evento, de acordo com a tabela, na aba "Informações Gerais".
- É necessário apresentar no credenciamento o comprovante de inscrição na categoria. Caso não seja apresentado, será cobrada a diferença de valor da inscrição em dinheiro.
- A data limite para que o boleto seja gerado é 04/05.
Já fez a sua inscrição e não finalizou?
Clique aqui para finalizá-la.
Valores de inscrição
Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas - 08/05, das 08h às 12h
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 40,00 | R$ 40,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições | R$ 40,00 | R$ 40,00 |
Acadêmicos | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa - 20 vagas - 08/05, das 14h às 18h
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Acadêmicos | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas - 09/05, das 08h às 12h
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 40,00 | R$ 40,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições | R$ 40,00 | R$ 40,00 |
Acadêmicos | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas - 09/05, das 08h às 12h
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições | R$ 30,00 | R$ 30,00 |
Acadêmicos | R$ 20,00 | R$ 20,00 |
Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas - 09/05, das 13h às 18h
* Curso exclusivo para profissionais de nível superior
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 40,00 | R$ 40,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 50,00 | R$ 50,00 |
Evento - 10/05, das 8h30 às 17h
Categorias | Valor até 07/05 | Valor até 10/05 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa | R$ 75,00 | R$ 85,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições | R$ 90,00 | R$ 100,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa | R$ 50,00 | R$ 65,00 |
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições | R$ 70,00 | R$ 80,00 |
Acadêmicos | R$ 65,00 | R$ 75,00 |
Clique aqui para baixar as regras de submissão ou role a tela.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Para submissão de resumo no 37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é necessário o cumprimento das seguintes normas:
DA INSCRIÇÃO E AUTORIA
- É necessário que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito com o participante no evento;
- Cada autor poderá enviar, no máximo, 3 (três) resumos;
- A data limite para submissão dos resumos é até 30 de março de 2019. Após ser compensado o pagamento e confirmada a inscrição, você deve cadastrar uma senha no site para submeter o resumo.
- Não serão aceitas inscrições de resumo de qualquer outra forma que não a descrita no item acima;
- Serão aceitos resumos com temas relacionados a enfermagem.
- Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição onde o trabalho foi desenvolvido no espaço destinado ao texto do resumo. Estas informações deverão ser inseridas no formulário de cadastro.
- Os resultados serão divulgados no dia 22 de abril e a data limite para envio dos pôsteres digitais é 29 de abril.
DO RESUMO
- Título: no máximo 120 caracteres digitados no software Word for Windows (não escrever o título completo em letras maiúsculas) e salvo no formato PDF (para envio).
- Resumo: deverá conter até 3500 caracteres (sem espaço), em português e ser estruturado nos seguintes tópicos:
2.1. Introdução: importância do assunto destacada resumidamente;
- Objetivos: objetivos expostos com clareza;
- Método: método ou a forma de abordagem da pesquisa expostos resumidamente;
- Resultados e discussão: indicar os de maior destaque.
- Referências bibliográficas: deverão ser encaminhadas em tópicos, separadas do corpo do resumo e no máximo de 3 (três) referências.
DA SELEÇÃO
- A seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados será realizada pela Comissão Avaliadora e esta será soberana em suas decisões.
- Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste artigo. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Organizadora.
PÔSTER ELETRÔNICO
Nesta edição, teremos a apresentação dos resumos selecionados no formato de pôsteres eletrônicos.
COMO PREPARAR O PÔSTER EM FORMATO ELETRÔNICO
- O arquivo correspondente ao pôster eletrônico deverá ser entregue em imagem no formato “JPG” com as dimensões 2160 x 2763 px (pixels);
- Título – Deve ser igual ao utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do Estado onde o trabalho foi realizado, respectivamente;
- Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas, nome e sobrenome por extenso;
- Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, procurando escrever somente o essencial, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura. O pôster não necessita conter referências bibliográficas na sua apresentação.
PASSO-A-PASSO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL NO POWERPOINT
- Paracomeçaradesenvolveroseupôsteréprecisoconfigurarapáginaprimeiro.
- Abra o Power Point e crie um novo documento;
- Selecione a aba “DESIGNER”;
- Abaixo da aba “DESIGNGER”, selecione “CONFIGURAR PÁGINA”.
- Altere os valores de altura e largura para as medidas: 73,1cm (altura) e 57,15cm (largura);
- Inicie o layout do seu projeto;
- Salve o seu projeto em JPG.
A Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos pôsteres enviados para que os mesmos se adaptem às necessidades de configuração e melhor leitura.
DO CERTIFICADO
Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado de apresentação destinado ao participante que apresentar o pôster e 01 (um) certificado de autoria, destinado ao responsável pelo envio do resumo, contendo o nome de todos os participantes, conforme os dados enviados na inscrição. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.