37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Os desafios da Enfermagem: caminhos para horizontalização do cuidado

 

Programação preliminar

 

Cursos pré-evento

Quarta-feira, 08 de maio

• Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas

Coordenação: Jaqueline Fonseca

Palestrante: Paula Knorr, Eduardo Barreto Tondo e Viviane Finimund

Horário: das 8h às 12h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 

• Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa – 20 vagas

Coordenação: Cinthia Zenker Pasinato

Palestrante: Roselie Corcini

Horário: das 14h às 18h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 


Quinta-feira, 09 de maio

• Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas

Coordenação: Ana Paula Gubert

Palestrante: Silvana Rodrigues dos Santos (Neo) e Anna Gabriela Arais (Ped)

Horário: das 08h às 12h

Local: Centro de simulação realística - Av. Osvaldo Aranha, 80 - 1º andar do edifício garagem

 

• Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas

Coordenação: Nilvair Duster

Palestrante: Raquel Cechinel

Horário: das 8h às 12h

Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara

 

• Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas (exclusivo para profissionais de nível superior)

Coordenação: Alexandre Mello

Palestrante: Cinthia Zenker Pasinato

Horário: das 13h às 18h

Local: Espaço Inovação - Rua Prof. Annes Dias, 295 - Administração do Hospital Santa Clara

 


Evento

Sexta-feira, 10 de maio

8h às 8h30 Credenciamento

8h30 às 9h Abertura

9h às 10h Palestra: Os sete desafios do líder

Coordenadora: Rute Somensi

Palestrante: Kátia Magni

 

10h às 10h30 Coffee break

 

10h30 às 11h20 Palestra: A evolução das tecnologias de cuidado e o impacto na prática assistencial

Coordenadora: Michele Eifler

Palestrante: Andressa de Lima M. Romero (Robô Laura)

11h20 às 11h30 Perguntas

11h30 às 12h10 Nursing Now – Experiência Latino-americana

Javier Isidro Rodríguez (Colômbia - videoconferência)

 

12h10 às 12h30 Intervalo

 

12h30 às 13h30 Apresentação dos trabalhos científicos

13h30 às 14h30 Mesa redonda: Desafios do ensino e pesquisa na enfermagem

Coordenadora: Maira Stangler

Convidadas confirmadas: Rosália Figueiró Borges, Ana Amélia Lima, Vinicius Souza

14h30 às 15h30 Gestão de risco e as práticas assistenciais baseadas em protocolo

Coordenador: Alexander Quadros

Palestrante: Roberta Cordeiro de Camargo Barp (SP)

 

15h30 às 16h Coffee break

 

16h às 16h15 Premiação dos 3 melhores trabalhos

16h15 às 17h15 Educação continuada na Enfermagem: o uso da tecnologia móvel e a ferramenta Workplace na disseminação do conhecimento

Coordenadora: Márcia Sanches

Palestrantes: Ana Paula Zucatti, Elisandra Herr, Dagmar Herberts

17h15 Encerramento

Valores de inscrição

Curso 01: Manejo da PCR em adulto – 10 vagas - 08/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Acadêmicos R$ 30,00 R$ 30,00

 

Curso 02: Cuidado com lesões de pele: os benefícios da terapia por pressão negativa - 20 vagas - 08/05, das 14h às 18h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Acadêmicos R$ 20,00 R$ 20,00

 

Curso 03: Manejo da PCR em Neo e Pediatria – 10 vagas - 09/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 40,00 R$ 40,00
Acadêmicos R$ 30,00 R$ 30,00

 

Curso 04: Cuidados e manejo com PICC – 35 vagas - 09/05, das 08h às 12h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 20,00 R$ 20,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 30,00 R$ 30,00
Acadêmicos R$ 20,00 R$ 20,00

 

Curso 05: Desbridamento de feridas – 20 vagas - 09/05, das 13h às 18h

* Curso exclusivo para profissionais de nível superior
Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 40,00 R$ 40,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 50,00 R$ 50,00

 

Evento - 10/05, das 8h30 às 17h

Categorias Valor até 07/05 Valor até 10/05
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Santa Casa R$ 75,00 R$ 85,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Superior - Outras Instituições R$ 90,00 R$ 100,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Santa Casa R$ 50,00 R$ 65,00
Profissionais da Área da Saúde de Nível Técnico - Outras Instituições R$ 70,00 R$ 80,00
Acadêmicos R$ 65,00 R$ 75,00

Clique aqui para baixar as regras de submissão ou role a tela.

 

 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submissão de resumo no 37ª Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é necessário o cumprimento das seguintes normas:

 

DA INSCRIÇÃO E AUTORIA

  1. É necessário que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito com o participante no evento;
  2. Cada autor poderá enviar, no máximo, 3 (três) resumos;
  3. A data limite para submissão dos resumos é até 30 de março de 2019. Após ser compensado o pagamento e confirmada a inscrição, você deve cadastrar uma senha no site para submeter o resumo.
  4. Não serão aceitas inscrições de resumo de qualquer outra forma que não a descrita no item acima;
  5. Serão aceitos resumos com temas relacionados a enfermagem.
  6. Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição onde o trabalho foi desenvolvido no espaço destinado ao texto do resumo. Estas informações deverão ser inseridas no formulário de cadastro.
  7. Os resultados serão divulgados no dia 22 de abril e a data limite para envio dos pôsteres digitais é 29 de abril.

 

DO RESUMO

  1. Título: no máximo 120 caracteres digitados no software Word for Windows (não escrever o título completo em letras maiúsculas) e salvo no formato PDF (para envio).
  2. Resumo: deverá conter até 3500 caracteres (sem espaço), em português e ser estruturado nos seguintes tópicos:

2.1. Introdução: importância do assunto destacada resumidamente;

  1. Objetivos: objetivos expostos com clareza;
  2. Método: método ou a forma de abordagem da pesquisa expostos resumidamente;
  3. Resultados e discussão: indicar os de maior destaque.
  4. Referências bibliográficas: deverão ser encaminhadas em tópicos, separadas do corpo do resumo e no máximo de 3 (três) referências.

 

DA SELEÇÃO

  1. A seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados será realizada pela Comissão Avaliadora e esta será soberana em suas decisões.
  2. Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste artigo. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Organizadora.

 

PÔSTER ELETRÔNICO

Nesta edição, teremos a apresentação dos resumos selecionados no formato de pôsteres eletrônicos.

 

COMO PREPARAR O PÔSTER EM FORMATO ELETRÔNICO

  1. O arquivo correspondente ao pôster eletrônico deverá ser entregue em imagem no formato “JPG” com as dimensões 2160 x 2763 px (pixels);
  2. Título – Deve ser igual ao utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do Estado onde o trabalho foi realizado, respectivamente;
  3. Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas, nome e sobrenome por extenso;
  4. Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).

Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, procurando escrever somente o essencial, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura. O pôster não necessita conter referências bibliográficas na sua apresentação.

 

PASSO-A-PASSO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL NO POWERPOINT

  1. Paracomeçaradesenvolveroseupôsteréprecisoconfigurarapáginaprimeiro.
  2. Abra o Power Point e crie um novo documento;
  3. Selecione a aba “DESIGNER”;
  4. Abaixo da aba “DESIGNGER”, selecione “CONFIGURAR PÁGINA”.
  5. Altere os valores de altura e largura para as medidas: 73,1cm (altura) e 57,15cm (largura);
  6. Inicie o layout do seu projeto;
  7. Salve o seu projeto em JPG.

A Comissão Organizadora se reserva o direito de alterar a forma dos pôsteres enviados para que os mesmos se adaptem às necessidades de configuração e melhor leitura.

DO CERTIFICADO

Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado de apresentação destinado ao participante que apresentar o pôster e 01 (um) certificado de autoria, destinado ao responsável pelo envio do resumo, contendo o nome de todos os participantes, conforme os dados enviados na inscrição. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.

Avisos importantes:

  • Para visualizar os valores de inscrição, acesse a aba "Informações Gerais".
  • Para se inscrever nos cursos dos dias 08 e 09/05, é obrigatória a inscrição no evento do dia 10/05.
  • O Curso 05: Desbridamento de feridas é exclusivo para profissionais de nível superior.
  • Ao efetuar sua inscrição em um ou mais cursos, o valor de cada curso será acrescido ao valor do evento, de acordo com a tabela, na aba "Informações Gerais".
  • É necessário apresentar no credenciamento o comprovante de inscrição na categoria. Caso não seja apresentado, será cobrada a diferença de valor da inscrição em dinheiro.
  • A data limite para que o boleto seja gerado é 04/05.

Já fez a sua inscrição e não finalizou? 
Clique aqui para finalizá-la.

 



NOVIDADES

Fique atento às novidades dos Eventos da Santa Casa de Misericórida de Porto Alegre.

Tradicional evento na área da pneumologia chega em sua 23ª edição

Tradicional evento na área da pneumologia chega em sua 23ª edição

há 1 semana 89

Evento acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro de 2019.

continue lendo ...

Fernando Lucchese e JJ Camargo  palestram em workshop de saúde masculina

Fernando Lucchese e JJ Camargo palestram em workshop de saúde masculina

há 2 semanas 109

Evento é voltado a todos os profissionais da área da saúde.

continue lendo ...

Mutirão de Endometriose Profunda na Santa Casa

Mutirão de Endometriose Profunda na Santa Casa

há 4 meses 847

Evento tem o objetivo de discutir sobre a doença e tratar cirurgicamente pacientes do Ambulatório SUS da Santa Casa.

continue lendo ...