Geral

Mutirão de Endometriose Profunda na Santa Casa

Publicado 28 de junho de 2019
Mutirão de Endometriose Profunda na Santa Casa

A Santa Casa de Porto Alegre promove, em parceria com o instituto Crispi, nos dias 05 e 06 de julho, o 2º Curso de Imersão Teórico-Prático e o 4º Mutirão de Endometriose Profunda, eventos que buscam, além de tratar cirurgicamente pacientes com endometriose profunda do Ambulatório SUS da Santa Casa, discutir a doença com outros profissionais multidisciplinares de saúde.

Segundo a Dra. Raquel Dibi, coordenadora local do evento, “a endometriose merece muita atenção e cuidado, pois é uma doença crônica que atinge hoje em torno de 7 milhões de mulheres em idade reprodutiva no Brasil, além do fato de causar muita dor e ser uma grande causa de infertilidade”.  Já a endometriose profunda, que pode também atingir outros órgãos, como intestino, bexiga e rins, é uma ocorrência ainda mais grave, podendo levar inclusive à perda da função renal quando atinge o aparelho urinário.

Nesta edição do evento, o 2º Curso de Imersão Teórico-Prático terá a presença de cinco especialistas de fora do estado, que participarão tanto como palestrantes quanto como atuarão nas 6 cirurgias programadas para o 4º Mutirão de Endometriose Profunda da Santa Casa. “É um grande momento para nós, pois são cirurgias de alta complexidade, que duram até 6 horas, e vamos conseguir atender um grupo significativo de pacientes do SUS”, salienta a Dra. Dibi.

Quando: 05 e 06 de julho

Local: Anfiteatro Hugo Gerdau da Santa Casa de Porto Alegre

 

Conversa com Especialista

Ainda como parte da programação dos eventos, na quinta-feira, dia 04/07, às 18h30, será realizada uma palestra, seguida de bate-papo, com o tema "O impacto da endometriose na saúde da mulher", palestra aberta à comunidade e que pode ser um momento para as pessoas tirarem suas dúvidas com especialistas.

Informações disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/events/435749840311705/

 

 

Palestrante:

  • Dr. Cláudio Crispi: Presidente do Instituto Crispi de Cirurgia Minimamente Invasiva e Coordenador Geral da Pós Graduação em Endoscopia Ginecologica da Suprema em Juiz de Fora
  • Dr. Anacleto Resende: Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Federal da Lagoa - RJ, Coordenador Geral e Científico da Pós-graduação Lato Sensu em Laparoscopia Avançada em Urologia - Instituto CRISPI / SUPREMA - JF, Professor do Serviço de Urologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Dr. Marco Oliveira: Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ, Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Membro da Comissão Nacional de Endometriose da FEBRASGO, Diretor de Ensino da SBE (Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva), Proctor do Programa de Ginecologia Robótica do Hospital Barra D´Or, Coordenador de Pesquisa da Pós-Graduação (strictu sensu) de Ciências Médicas da FCM/UERJ, Coordenador da Pós-Graduação de Endoscopia Ginecológica da SUPREMA (Juiz de Fora - MG)
  • Dr. Thiers Soares Raymundo: Médico do Serviço de Endoscopia Ginecológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Responsável pelo Serviço de Endoscopia Ginecológica do Hospital Federal Cardoso Fontes, Professor da Pós-Graduação em Endoscopia Ginecológica Instituto Crispi / Univ Suprema, International Board do SLS – Society of Laparoendoscopic Surgeons, Vice-Presidente da SOBRACIL_RJ
  • Thiago Dantas: Médico do ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Médico do Hospital Federal de Bonsucesso, Professor do curso de pos-graduação em endoscopia ginecológica do instituto Crispi / SUPREMA, Professor do curso de pós-graduação cirurgia robótica em ginecologia – Instituto D’Or.

707 visualizações

CATEGORIAS